Pular para o conteúdo principal

Brasil Game Show (BGS) 2019: Como foi!

Oi pessoal, tudo bem? No mês passado ocorreu a Brasil Game Show (BGS), e mais uma vez estivemos lá como imprensa!
Vamos começar falando que, como sempre, o melhor dia para andar no evento foi o dia de imprensa, pois realmente estava bem mais vazio que os outros dias, e foi o que mais conseguimos testar jogos. 
O estande da XBOX não é nenhuma novidade dizer que foi o preferido da que vos fala (Joice). Ele contava com diversos jogos que simplesmente amei testar, fora que este ano trouxe vários campeonatos em parceria com a Nickelodeon, contando com um jogo de corrida com os personagens mais conhecidos do canal (Bob Esponja, Patrick, etc.) e no fim, um banho de slime para ganhar mais premios, como controles para xbox, camisetas, mochilas e Game Pass - assinatura que permite jogar vários jogos escolhidos mensalmente para entrar no catálogo. 
No estande, testamos Just Dance 2020 que novidade, Joice, Ori and the Blind Forest, Starlit Adventures, Killer Instinct, PES, Boderlands 3, Battletoads, Wolfenstein: Youngblood, Blazing Chrome, Tom Clancy's Ghost Recon: Breakpoint e Gears of War 5. Meu destaque, obviamente vai para Just Dance 2020, apesar de sentir muita falta de um estande da Ubsoft só para o jogo. De vez em quando o estande da Warner também colocava o jogo, mas senti falta de mais horários para jogar em ambos, o que não aconteceu em 2018, já que contava com um lugar só para ele. O estande também contou com um campeonato muito legal de Killer Instinct, que encerrou uma das noites do evento. 
O mais legal, e acho que vale muito mencionar é que este ano, a XBOX voltou com uma campanha, chamada Gamer Blood, na qual você doava um valor simbólico para compra de alimentos para uma instituição de caridade e os 300 primeiros que comparecessem a uma loja de São Paulo duas semanas antes do evento, ganhariam um kit que daria acesso a todos os dias da BGS e uma camiseta que os diferenciava, não precisando pegar fila para os jogos e ainda garantia que os mesmos participassem duma festa exclusiva.

Sobre o estande da Nintendo, havia espaço para tirar foto com o fundo temático de Pokémon, com enfase no novo jogo da série: Pokémon Sword and Shield. De vez em quando, aparecia algum Pokémon ou o Luigi pra tirar fotos pelo estande também.
Testamos os já conhecidos Mario Kart 8 Deluxe, Super Smash Bros Ultimate (Infelizmente estava sem o Terry Bogard ainda), Super Mario Maker 2, os recém lançados da época Super Mario Party, The Legend of Zelda: Link's Awakening Remake e  o que talvez tenha sido a grande atração do estande, Luigi's Mansion 3, que ainda não havia sido lançado - saiu agora no dia 31 de outubro.

Na história do jogo, Luigi, Mario, Peach e Toad recebem um convite para passar uma temporada de férias num hotel de luxo com tudo pago. Chegando lá, descobrem que é uma armadilha de King Boo para se vingar de Luigi. Cabe ao bigodudo de verde livrar o seus amigos dessa e também acabar com o vilão. As mecânicas do jogo são quase as mesmas dos anteriores, com exceção de Gooigi, um Luigi de Gosma que irá ajudar a resolver puzzles no decorrer do gameplay. Unindo isso a gráficos bons e jogabilidade divertida, temos ai uma bom jogo.


O estande da Playstation, estava bem organizado e muito bonito, trazendo jogos como Call of Duty, Iron Man em realidade virtual, Marvel's Avengers, Final Fantasy VII Remake, entre outros. Novamente o estande contava com aplicativo para marcar horário para testar o jogos o que foi bom e ruim ao mesmo tempo.
O lado positivo é que o estande estava bem organizado, tendo em vista que não contava com tantas filas presenciais, mas o lado negativo foi o fato de que por contar com no máximo quatro ou cinco consoles testando cada jogo, o aplicativo abria as vagas e esgotava elas no mesmo segundo de todos os jogos disponíveis para teste, e sempre havia pelo menos uma pessoa que nem comparecia para testar, ou seja, gerava filas para "preencher" essas vagas da mesma maneira.
Do estande, só conseguimos testar o game Call of Duty: Modern Warfare, por mera sorte, pois chegamos e conseguimos duas dessas vagas de pessoas que não foram no horário marcado. 


A BGS também contou com um estande exclusivo do jogo Fortnite - lembrando que também tinham consoles para jogá-lo no estande da Xbox. Isso mostra a importância do jogo na atualidade, pois toda vez que passávamos lá, estava lotado. E olha que o game está disponível para computadores e celulares talvez até em torradeiras, mas nada confirmado ainda.

Uma coisa que nos surpreendeu este ano, foi que a Avenida Indie estava bem mais cheia que o comum. Claro, isso é uma coisa positiva, pois muitos jogos precisam de incentivo e público, ainda mais aqui no país, onde viver como desenvolvedor de jogos não é facil.
Nós testamos The Monstrous Frontier (lançamento 06/2020), Psikodelya, Trial of Titans, Magic The Gathering Puzzle Quest, Grashers e Gravity Heroes. Melhor do que explicar, é ver, então clicando no nome de cada jogo, você será direcionado para um vídeo com uma gameplay. 


Ao longo dos 75 mil metros quadrados do Expo Center Norte, não tinham só estandes de desenvolvedoras. Tinham estandes em que dava para se comprar camisetas, meias e até cuecas personalizadas, dava para comprar periféricos e acompanhar as novidades dessa área. Dava pra comprar cadeiras gamers, headset, mouse, teclado e até placas de vídeo!!!
Tinha praça de alimentação, área de arcade (tinha tanta máquina de pinball, lá que nem eu imaginava que tinha tanta assim), estande exclusivo de algumas equipes de eSports, como a MIBR, enfim,tinha muita coisa mesmo.

Resultado de imagem para bgs 2019 logo

No geral, a Brasil Game Show mais uma vez mostrou as grandes novidades no mundo dos games e trouxe muita diversão. São tantos pontos altos que não dá pra escolher um só. Foram games, estandes, atrações, esse ano mais uma vez teve Charles Martinet e Shota Nakama (hmm, aquela piada que não fica velha). O ponto baixo, mais uma vez, foram a quantidade de filas imensas. Claro que era de se esperar filas, mas o coraçãozinho gamer sempre pensa que vai ter algo vazio.
Bom, esse post demorou um pouco (bastante, na verdade), por alguns motivos pessoais nossos, porém esperamos que vocês tenham gostado! Fiquem com uma galeria de fotos do evento. Até a próxima!

Brasil Game Show 2019
A equipe do blog é composta por Joice e Ari, dois apaixonados por musica, filmes, cinema e vídeo game, ah, e também um pelo outro.

Comentários