Pular para o conteúdo principal

Resenha: Mulheres na Luta


Título: Mulheres na Luta
Autora: Marta Breen e Jenny Jordahl
ISBN-13: 9788555340802
Editora: Seguinte
Ano: 2019
Páginas: 128
Na rede: Skoob
Onde comprar: Amazon
Sinopse: O movimento feminista em quadrinhos, para jovens e adultos. Há 150 anos, a vida das mulheres era muito diferente: elas não podiam tomar decisões sobre seu corpo, votar ou ganhar o próprio dinheiro. Quando nasciam, os pais estavam no comando; depois, os maridos. O cenário só começou a mudar quando elas passaram a se organizar e a lutar por liberdade e igualdade. Neste livro, Marta Breen e Jenny Jordahl destacam batalhas históricas das mulheres ― pelo direito à educação, pela participação na política, pelo uso de contraceptivos, por igualdade no mercado de trabalho, entre várias outras ―, relacionando-as a diversos movimentos sociais. O resultado é um rico panorama da luta feminista, que mostra o avanço que já foi feito ― e tudo o que ainda precisamos conquistar.


Oi gente, tudo bem? Nesta quarentena não tenho lido muitos livros, porém, dia desses a Editora Seguinte disponibilizou de forma gratuita o ebook de Mulheres na Luta pela Amazon, e depois de algumas indicações, eu li. Foi uma leitura de uma hora, aproximadamente. Mas foi uma hora lendo sobre mulheres incríveis que fizeram parte da nossa história do mundo, e que mais que isso, moldaram várias vertentes do feminismo. 

Mulheres na Luta conta sobre os avanços do feminismo, passando pela primeira convenção, a luta contra a escravidão, as principais lutas, a educação das mulheres, o voto feminino (sufragistas), o voto da mulher negra, a luta pelo próprio corpo, e também sobre a história da Malala, muito conhecida por lutar para meninas iranianas terem direito a educação e a perseguição que sofreu do Talibã. Tudo isso em uma história em quadrinhos bem curtinha! As ilustrações são simplesmente fascinantes!

O trabalho das autoras no livro não foi somente para as mulheres, mas sim para toda uma população que, sabendo da luta feminista, entenderão que isso não vem de hoje, e sim de mais de 150 anos. É até bizarro pensar no dia de hoje que foi preciso anos para as mulheres terem acesso a métodos contraceptivos, direito de escolha do que vestir, de trabalhar, de escolher se quer ou não casar (e com quem).

Ainda temos muito o que lutar, e esta luta não pode ser apenas online, precisamos de mais espaço em todos os setores em que somos minoria, e ainda ganhamos menos exercendo as mesmas funções que um homem. A leitura de Mulheres na Luta é quase obrigatória para quem quer saber um pouco mais sobre o assunto, de forma didática, simples e fácil de entender. Espero que tenham gostado da resenha, e que leiam o livro, tenho certeza que vocês vão amar!
Joice Novaes, 27 anos, formada em Letras, escritora. Casada com o seu melhor amigo (Colaborador do blog)! Romântica, amante de livros, musica, filmes, séries, fotografias e muito mais.

Comentários