Pular para o conteúdo principal

Resenha de filme: Jogador Nº 1

Título: Jogador Nº1 (Ready Player One)
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Tye Sheridan, Mark Rylance, Olivia Cooke, Ben Mendelsohn, Simon Pegg, entre outros.
Duração: 140 Minutos;
Genero: Aventura/ Ficção Científica;
Ano: Março de 2018;
Na rede: Filmow.
Classificação: 12 anos.
Sinopse: O ano é 2045 e o mundo real está numa terrível situação. Como a maioria das pessoas, Wade Watts escapa de sua desanimadora realidade passando horas e horas conectado ao OASIS - uma utopia virtual que permite a seus usuários ser o que eles quiserem, um lugar onde você pode viver e se apaixonar em qualquer um de seus milhares de planetas. E, como a maioria da humanidade, Wade sonha em encontrar o grande prêmio que está escondido nesse mundo virtual. Em algum lugar desse playground gigante, o criador do OASIS escondeu uma série de enigmas que premiará com uma enorme fortuna - e um poder muito grande - aquele que conseguir desvendá-los.


Trailer:





Baseado na obra literária de mesmo e nome escrita por Ernest Cline – que também assina o roteiro do filme,  e dirigido por ninguém menos que Steven Spielberg, Jogador Nº1 (Ready Player One em inglês) é uma referência a cultura pop de todos os tempos.

Você já pensou como seria viver em uma realidade virtual onde você poderia ser quem ou o que quisesse? Graças ao OASIS, no ano de 2045 isso se tornou possível. Todas as pessoas pensam em fugir da pobreza, da fome e de todo o sofrimento se trancando em suas realidades virtuais, e não é diferente com o garoto Wade Watts (Tye Sheridan). Tudo muda quando o criador do jogo, James Halliday (Mark Rylance), morre e deixa todos os seus bens disponíveis para quem encontrar o maior easter egg de todos os tempos inserido na sua criação. Porém como na vida, os jogos também não são fáceis e só quem provar seu verdadeiro valor poderá ganhar esta recompensa.

Boa parte do filme é feito com computação gráfica, até porque se passa dentro da realidade virtual do OASIS, mas é algo bem feito e muitas vezes você se sente em um jogo (daqueles que se existisse, provavelmente fritaria seu computador).



Bright, o filme


As partes que são em vida real também são bem filmadas e tem um enquadramento legal, utilizando bastante de câmeras aéreas para pegar todo o cenário distópico e futurista que os personagens vivem, além de ter um contexto social bem interessante. Claro que tudo isso fica bem em seguindo plano, mas dá para perceber com certa facilidade – ainda mais porque o próprio personagem explica sobre o que aconteceu para o mundo “lá fora” estar daquele jeito.

O que deixou a desejar na minha opinião foi o desfecho da história (que obviamente não vou contar aqui né), que é aquela coisa bem de filme sessão da tarde, e o vilão apesar de demonstrar perigo em alguns momentos, fica mais para o lado cômico e bobalhão da coisa.
Agora sobre as referências eu poderia fazer um texto imenso falando sobre todas e como é legal hoje em dia ter um filme com tanta coisa da cultura pop envolvida. São aparições de personagens de videogames, quadrinhos, filmes, além de músicas. Algumas referências são bem encaixadas, mas outras ficam como se só estivessem ali para agradar uma galera.

Como disse no começo da postagem, o filme é baseado em um livro de mesmo nome. Sabemos que é bem difícil adaptar livros para o cinema, já que sempre falta algo ou fica totalmente diferente. Sendo sincero agora, eu cheguei a ler o livro e tem muita coisa diferente do filme, mas nada que atrapalhe já que basicamente são só ajustes de cenas que ficariam melhor no audiovisual.

Pra você, nerd de plantão, fã de cultura pop, ou até de sessão da tarde (tem gente que tem gostos peculiares né), Jogador Nº 1 é uma ótima escolha para assistir com a família e amigos durante um domingo à tarde.

Arilson Câmara, 27 anos, formado Jornalismo, casado com a sua melhor amiga. Mais informações procurar o guichê 8.

Comentários

  1. Na verdade sou muito fã de ver filmes de ação, mais eu adorei Jogador Nº 1. A história é muito boa e original. Muito interessante! O trailer foi a chave para captar o espectador, é uma das melhores do gênero. Eu adoro os filmes de ficção, acho que é uma boa opção para o fim de semana. Desde que vi o elenco imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos de Hollywood. O filme superou as minhas expectativas, realmente o recomendo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são moderados para que possamos dar maior atenção a cada um deles ♥