Pular para o conteúdo principal

Resenha: Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes

Título: Como Eu Era Antes de Você
Autora: Jojo Moyes
ISBN-13
9788580573299
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 320
Na rede: Skoob
Onde comprar: Amazon, Saraiva

SinopseAos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Quando o café em que trabalha fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.

Oi! Tudo bem com você? Sei que você já ouviu, leu, assistiu váááárias resenhas sobre Como Eu Era Antes de Você, mas senti vontade de fazer minha parte e escrever também, afinal, me senti muito tocada pela história.
No livro conhecemos duas pessoas: Louisa (Lou, como gosta de ser chamada) e Will. Lou é uma mulher de 26 anos que banca basicamente sozinha uma casa com muitas pessoas. Por se ver com tal responsabilidade (muito grande mesmo), ela nunca pensou em deixar a cidade, fazer faculdade ou ter qualquer outra perspectiva de vida se não viver em sua pequena cidade natal, viver com seu namorado e trabalhar para ajudar a família, que já tem problemas demais. Lou vive as sombras da irmã mais nova, que é uma mãe solteira, também dependente dela. A diferença é que todos enxergam ela como a infantil e não evoluída da família, já que a irmã já viajara, e também começara a fazer faculdade em outra cidade - porém, parou ao engravidar. A história começa com Lou perdendo o emprego, pois a cafeteria faliu e ela começa uma saga atrás de um novo emprego, até chegar em Will.
Will é um rapaz difícil, que ficou tetraplégico em um acidente e perdera toda a vontade de viver. Mal humorado e precisando sempre de cuidados, Will muda a vida de Lou de uma forma muito difícil de descrever. A missão de Lou nesse emprego é convencer Will a dar uma nova chance à vida.

MINHA OPINIÃO


Logo que assisti ao filme, quando ainda estava no cinema, fiquei curiosa para ler o livro, mas isso só aconteceu no ano passado. E não me arrependo da espera, pois o livro é incrível. Há certas diferenças para quem assistiu o filme e leu o livro: Enquanto no filme retratam Lou apenas como uma menina (e não mulher) desastrada e infantil, o livro mostra que na verdade ela é uma mulher diferente. Como sempre teve que viver às sombras da irmã mais nova, - onde até seu quarto teve que ser cedido à ela quando a mesma engravidou - ela decidiu manifestar-se como diferente através das roupas diferentes e com combinações bem estranhas. 
É difícil não se emocionar com a história. Nenhum dos personagens é raso, todos vem de uma profundidade enorme, inclusive os secundários, como toda a família dos dois. Se você ainda não leu ou não assistiu o filme (recomendo os dois), prepare-se para chorar e leve consigo uma caixinha de lenços, pois a história traz um drama incrivelmente bem narrado e de arrancar lágrimas até dos mais gelados corações!
Espero que tenham gostado da resenha. Até a próxima!

Foto -Pauline Sara Jo Moyes
Sobre a autoraJojo Moyes nasceu em 1969 e cresceu em Londres. Trabalhou como jornalista por dez anos, nove deles no jornal The Independent, de onde saiu em 2002 para se dedicar integralmente à carreira de escritora. Como Eu Era Antes de Você, seu romance de maior sucesso, ocupou o topo da lista de mais vendidos em nove países e foi adaptado para o cinema. Com mais de 20 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Jojo Moyes é uma das poucas escritoras a ter emplacado três livros ao mesmo tempo na lista de best-sellers do The New York Times. A autora mora em Essex, na Inglaterra, com o marido e os três filhos.
Joice Novaes, 27 anos, formada em Letras, escritora. Casada com o seu melhor amigo (Colaborador do blog)! Romântica, amante de livros, musica, filmes, séries, fotografias e muito mais.

Comentários

  1. Oi, Joice! Eu nunca terminei de assistir o filme e nem pensei em ler o livro, até agora. Sua resenha foi tão sincera e transparente que acho que eu ia adorar!

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom, e bem melhor que o filme, só pra ressaltar. rs

      Excluir

Postar um comentário

Os comentários são moderados para que possamos dar maior atenção a cada um deles ♥