Pular para o conteúdo principal

Game Curiosidades: 5 jogos que foram proibidos no Brasil

Hey gente!
Como todos sabemos, todo ano são lançados centenas de jogos para diversas plataformas. Alguns deles são extremamente polêmicos por sua violência, por ter um tema que ainda é um tabu para sociedade, ou por motivos que qualquer ser humano desconheça. Nessa postagem, trago 5 jogos que foram proibidos aqui no Brasil, sua história e o motivo pelo qual foi banido. Vamos lá õ/

Counter Strike.
O que hoje é uma febre mundial graças aos seus campeonatos, já foi banido aqui no Brasil. Lançado em 1999 e exclusivo para PC, a história do CS é a seguinte: Você pode escolher entre ser um Terrorista ou Contra Terrorista e dependendo do seu lado, tem um objetivo no jogo como plantar uma bomba ou desarmá-la.


O que fez ele ser banido foi exatamente sua história, e em 2008 (curiosamente 9 longos anos após seu lançamento) o game foi suspenso aqui nas terras tupiniquins por ser violento demais. Hoje o jogo já não está mais suspenso.

Carmaggedon
Lançado PC em 1997, no jogo você controla um personagem em uma corrida que pode ser ganha de três modos: concluindo o número de voltas na pista, destruindo seus inimigos batendo neles, ou atropelando tudo que se move na fase e foi justamente esse excesso de violência gratuita que fez o game ser proibido de ser comercializado.


Hoje em dia o jogo já é comercializado (se você encontrar para comprar) e até tem disponível para download na Play Store.

Doom.
Para muitos gamers por aí, Doom é um dos pais dos FPS (tiro em primeira pessoa). A história do jogo conta sobre alguns experimentos sem sucesso que foram feitos em uma das luas em Marte e abriu um portal para o inferno, liberando todo tipo de monstro que dizimou todos os soldados locais, exceto um que tem a simples missão de matar todos esses demônios e impedir que algo pior aconteça. 


Também para PC, lançado em 1993, teve a proibição pelo motivo de se tratar de demônios e tal (toda aquela história de estado laico era ignorada) além do seu excesso de violência realista. Claro que se você ver esses gráficos hoje não irá achar nada real, mas na época Doom era HD 4K de tão realista.

Bully
Se você teve um PlayStation 2, provavelmente ouviu falar sobre o “GTA de escola” e seu PS2 era destravado, provavelmente você jogou ele. Mas o jogo original foi banido pouco após o seu lançamento. Lançado pela Rockstar (a mesma produtora da série GTA) em 2006, Bully conta a história de um garoto que chega em uma nova escola e passa a ser intimidado pelos valentões locais, mas precisa dar um jeito para superar isso.


Até aí tudo bem, mas muitos entenderam a mensagem errada e achavam que o jogo promovia o bullying e por isso foi proibido aqui no Brasil. A coisa foi tão séria, que o jogo só voltou a ser comercializado (oficialmente, já que pirata não conta haha) em território nacional faz pouco tempo.


Grand Theft Auto: Episodes from Liberty City
Esse caso não se trata de um jogo em si, e sim uma extensão do jogo GTA 4. Lançada em 2009, ela não foi proibida apenas aqui, mas também em todo o mundo. O motivo? Não, dessa vez não é violência. Na história dessa extensão, você tem alguns capítulos extras sobre outros personagens que aparecem na campanha principal do jogo, e dentro da balada de um desses capítulos toca uma música brasileira chamada Bota o dedinho pro alto, de MC Miltinho. 

Grand Theft Auto: Episodes from Liberty City - The Ballad of Gay Tony - Luis Lopez as a Nightclub

Dentro disso, a treta foi que o cantor dessa musicar, o MC Miltinho, era menor de idade na época e seu empresário - e pai - alegava que a desenvolvedora Rockstar utilizou a música sem os direitos autorais. Esse banimento é válido até hoje no Brasil e em alguns outros países.


E esses são apenas alguns que foram banidos e seus motivos. Até a próxima gente õ/
Arilson Câmara, 27 anos, formado Jornalismo, casado com a sua melhor amiga. Mais informações procurar o guichê 8.

Comentários