Pular para o conteúdo principal

Vale Apena Ouvir Direito #9: System Of a Down - Mezmerize

Capa original do álbum.

Álbum: Mezmerize
Artista: System Of a Down

Lançado em: Maio de 2005
Faixas
 
1. Soldier Side - Intro
2. B.Y.O.B.
3. Revenga
4. Cigaro
5. Radio/ Video
6. This Cocaine Makes Me Feel I'm On This Song
7. Violent Pornography
8. Questions!
9. Sad Statue
10. Old School Hollywood
11. Lost In Hollywood


Duração Total: 35 Minutos
Disponível em: Youtube, Spotify, Itunes e outras plataformas soltas por aí.      





Sobre a banda:


System of a down é uma banda de rock dos Estados Unidos. Os integrantes são o vocalista Serj Tankian, o guitarrista Daron Malakian, o baixista Shavo Odadjian e o baterista John Dolmayan. Todos eles são descendentes de armênios e isso influencia no som que a banda produz. Eles começaram a carreira em 1994 e em 2006 decidiram entrar em hiato, retornando em 2010 e em atividade (mesmo que reduzida) até hoje. Possuem 5 discos de estúdio.

Playlist:



Sobre o Álbum:

Hey galera! Antes de começar a indicação, destaco a capacidade vocal de Serj Tankian, que consegue mudar o tom da sua voz de um verso para outro sem fazer com que a qualidade da música caia, além de ter fôlego suficiente para cantar músicas como This Cocaine Makes Me Feel Like I’m On This Song.
O disco Mezmerize faz parte de um projeto duplo que a banda desenvolveu lançando quase junto com o Hypnotize (recomendo que ouçam também, sério!), mas o foco dessa indicação é o primeiro desse projeto, o Mezmerize. Lançado em Maio de 2005, o disco é uma crítica direta ao governo americano da época – o presidente era George W. Bush –, mas poderia muito bem ser uma crítica ao atual governo Trump também. E nada mais justo do que o gênero que é tachado de rebelde fazer essa crítica ao som de guitarra, baixo, bateria e vocal extremamente pesado, rápido e agressivo.
B.Y.O.B mesmo, é uma das músicas mais conhecidas do System Of a Down e tem como um dos trechos uma questão que muitos faziam na época: “por que eles enviam os pobres a guerra? ”, fazendo alusão a Guerra do Iraque, que acontecia naquele momento. Além disso, também tem as músicas que criticam a indústria de entretenimento de Hollywood, como Old School Hollywood, que fala um pouco sobre isso, e Lost in Hollywood, que conta a história de uma pessoa que foi “engolida” pela indústria e se tornou algo diferente.
Um dos destaques é também a primeira faixa do disco, a Soldier Side (intro), que é bem curta e  – como o próprio nome diz – é uma introdução de uma música que está disponível no álbum seguinte, o Hypnotize (sério, ouçam também!).

É difícil falar desse disco sem mencionar todos os outros antes e o sucessor deste, já que os estilos são um pouco parecidos, repletos de críticas e de um ritmo forte. Mesmo que você não seja fã de política, o ritmo das músicas vai fazer você balançar a cabeça durante os 35 minutos de álbum e com certeza esse é um dos motivos que vale apena ouvir direito não só esse álbum como a banda em si!
Arilson Câmara, 27 anos, formado Jornalismo, casado com a sua melhor amiga. Mais informações procurar o guichê 8.

Comentários

  1. Já conheço a banda e o som dos caras não faz muito o meu estilo, mas curti bastante isso de o álbum todo ser uma crítica ao governo e a Hollywood, eu adoro quando tem uma história significativa por trás das canções, sabe? Vou tentar ouvir e ver se gosto de alguma!
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  2. Melhor disco da história na minha opinião! Escuto a 15 anos e continuo muito fã seu todas as letras de cód! Amoo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários são moderados para que possamos dar maior atenção a cada um deles ♥