Pular para o conteúdo principal

Resenha: Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos

Título: O Meu Pé de Laranja Lima
Autor: José Mauro de Vasconcelos
ISBN-13 9788506042069
Editora: Melhoramentos
Ano1984
Páginas: 192
Na redeSkoob
Onde comprar: Saraiva
Minha avaliação do livro: ✩✩✩
 - Ótimo
SinopseO menino Zezé, filho de uma família paupérrima, cria um mundo de fantasia para se refugiar de uma realidade exterior áspera, conferindo alma e animais e árvores. Assim é que um pé de laranja-lima se torna seu confidente, a quem conta suas travessuras e dissabores. No hostil mundo adulto ele encontra amparo e afeto em algumas pessoas, sobretudo em Manuel Valadares, o Portuga, uma figura substituta do pai. A vida, porém, lhe ensina tudo cedo demais. A ingenuidade da infância está de todo perdida, no precoce aprendizado da dor e da saudade.

Hoje resolvi começar a fazer resenhas de clássicos da literatura, começando por uma leitura feita no ano passado. O Meu Pé de Laranja Lima é uma autobiografia que conta a história da infância do autor. Zezé é apenas uma criança de uns 5 anos, vindo de uma família pobre, acabou de mudar-se para uma casa nova de aluguel. O problema disso tudo é que sua família esqueceu que ele é apenas uma criança.
Como toda criança que um dia já fomos, Zezé aprontava bastante, e toda vez que fazia isto tomava uma surra de todos da casa, menos de sua irmã do meio, Glória, que o tinha como filho. Em meio a tantas situações ruins, o menino cria a ilusão de um amigo imaginário num pequeno pé de laranja lima, que apelida de Minguinho, que se torna seu melhor amigo e confidente de todas as horas.
O livro vai contando as histórias de Zezé menino, que vai cedo à escola por ser muito inteligente pra sua idade, e começa a matar aula para ficar com seu amigo Portuga, que substitui a figura paterna que é bem ausente na vida do garoto.
"Agora sabia mesmo o que era a dor. Dor não era apanhar até desmaiar. Não era cortar o pé com caco de vidro e levar pontos na farmácia. Dor era aquilo que doía o coração todinho, que a gente tinha que morrer com ela, sem poder contar para ninguém o segredo."
Além de ser um clássico da literatura, não tem quem não se emocione (e até chore) com as hostilidades presentes na vida da pobre criança. O mais chocante é saber que essa situação continua a ocorrer em famílias pobres, onde as crianças acabam virando adultas muito cedo. É desesperador, até.
Enfim, não quero contar mais nada do livro, porque a vontade é falar as partes mais marcantes. haha
Quem já leu? Conta aqui nos comentários o que achou! E se você não leu, tá aí uma ótima pedida de leitura. ♥

Sobre o autor: José Mauro de Vasconcelos (1920-1984) nasceu em Bangu, no Rio de Janeiro, no dia 26 de fevereiro de 1920. Filho de imigrante português foi criado pelos tios, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Foi um escritor brasileiro, autor do romance juvenil "Meu Pé de Laranja Lima", obra que se tornou um clássico da literatura brasileira.
Joice Novaes, 27 anos, formada em Letras, escritora. Casada com o seu melhor amigo (Colaborador do blog)! Romântica, amante de livros, musica, filmes, séries, fotografias e muito mais.

Comentários

  1. Adorei a resenha, já ouvi falarem muito bem desse livro, mas ainda não o li, mas tenho vontade ♥

    Beijos
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro... ♥ ... É melhor recomendar ler com uma caixa bem grande de lenços do lado, rs.

    Adorei a resenha!!

    Bjks

    Lelê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem grande mesmo, o que eu chorei lendo, não ta escrito hahahaha

      Excluir
  3. Joice!
    Já tinha ouvido falar nesse livro, mas confesso que nem sabia do que se tratava. Me emocionei lendo sua resenha, acredita? De fato, isso é algo muito triste! Crianças perdendo sua infância e se tornando adultos antes do tempo :(
    Vou colocar esse livro na minha interminável lista de livros a ler

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu peguei pra ler sem saber também, só sabia que existia um filme com o mesmo nome. É emocionante, se tiver um tempinho leia ele <3

      Excluir
  4. Oi, Joice.
    Que lindo saber que esse clássico é tão querido. Mais do que emocionante, até.
    Fiquei com muita vontade de ler, sempre quis, na verde. Mas sempre vejo os preços salgados e vou protelando.
    Adorei seu Blog.
    http://revelandosentimentos.blogspot.com - Concorra aos dois volumes A GAROTA DO CALENDÁRIO - Janeiro e Fevereiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure em bibliotecas! É bem melhor, porque o governo forneceu esse livro tempos atrás! Obrigada por me seguir <3333

      Excluir
  5. Oi, Ari.
    Eu me lembro de ter lido esse livro no colégio, mas não gostei na época. Vou tentar reler em breve!
    Adorei o seu blog, estou seguindo aqui <3
    Beijos! :D
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta reler é muito lindo! Obrigada por seguir <3333

      Excluir

Postar um comentário

Os comentários são moderados para que possamos dar maior atenção a cada um deles ♥