Vamos falar sobre o Feminismo?

23.4.16

wonder woman, feminism, and girl power image
Oooi gente, tudo bem? Há cerca de dois anos atrás, me descobri feminista.
Resolvi falar sobre isso hoje porque já ouvi tanta coisa por aí sobre o feminismo e queria falar um pouco sobre o que eu aprendi.

O que é o Feminismo, afinal?
É um movimento social, filosófico e político que tem como objetivo direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões opressores patriarcais, baseados em normas de gênero. - Wikipédia
Para alguns, isso é óbvio, mas continua sendo um tabu na sociedade. Não vou fazer deste post uma coisa maçante, porque já temos diversos links na internet falando sobre isso. Inclusive, recomendo este: O que é feminismo? - Carta Capital.
O que queria falar é um pouco do que as mulheres sofrem diariamente. Recentemente a revista Veja lançou uma matéria com a esposa do Temer com o subtítulo: Bela, recatada e do lar. A entrevista cita várias vezes como somente as mulheres "do lar"  tem valor na sociedade.
Todos sabem hoje que temos mulheres em todas as áreas de trabalho, inclusive as obras, sendo pedreiras ou sendo as próprias Engenheiras. Então por que só as mulheres que são donas de casa tem valor? Por que não podemos ter este direito de escolha? Trabalhar ou ser "do lar" devem ser escolhas da mulher, não da sociedade.
Infelizmente ainda somos engessadas pela sociedade. Devemos usar saia longa, decote nem pensar - é coisa de puta, pode usar maquiagem sim, mas batom vermelho? De puta. Está ficando com vários homens sem ter compromisso com nenhum?  Já sabe né...
Somos escravas de modelos criados para que sejamos magras, cabelo lisinho, educadas, e qualquer coisa diferente disso ou é puta, ou é lésbica - como se fosse uma coisa ruim, ou que tivéssemos todas o mesmo formato.
Até na maioria dos filmes somos objetificadas sempre a procura de um homem, ou exercendo funções em segundo plano. Quantas diretoras de cinema ficam famosas em Hollywood? Quantas delas não são brancas? Quantas recebem o mesmo salário que os homens? Pois é...
É por isso que o feminismo anda tão em pauta ultimamente, para que nós, mulheres, possamos nos vestirmos como quisermos, não tenhamos mais medo de andar sozinhas a noite, possamos usar a cor de maquiagem que bem entendermos sem sermos julgadas... Para que possamos ter direitos de ter ou não um filho, e se optarmos por não tê-lo, a saúde pública nos dê assistência e segurança na hora do aborto, para que tenhamos o direito de ter pelos no corpo sem culpa ou não termos se acharmos melhor, para recebermos o mesmo salário que os homens quando exercemos a mesma função... Tudo isso (e muito mais) são causas que o feminismo aborda.
Então, caro leitor, caso você pense que feminismo é modinha, ou que são as mulheres querendo ser superior aos homens, está muito enganado. Só queremos igualdade. Queremos os mesmos direitos que os homens E essa nossa luta incomodou e vai incomodar muita gente ainda, infelizmente.

You Might Also Like

12 Comentários

Comentário(s)
12 Comentário(s)
  1. Hoje está em modinha sim pois é algo que se fala todos os dias!
    Mas acho super válido e certo lutarmos por direitos iguais e apoio totalmente o movimento :)
    Ótimo post...

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  2. Só não fique chata, rsrsrs.
    É que conheço uma que odeia os homens, que fala pra caramba. Enfim, sei que você nunca seria assim. Fanatismo é chato em qualquer coisa, tanto em religião, futebol ou feminismo.
    Adorei o texto ♥ Sempre!

    Bjksssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficar chata, jamais. haha
      Verdade, fanatismo de qualquer coisa é horrível!

      Excluir
  3. Direitos iguais é super válido.
    Agora exagerar fazer todos engulir guela abaixo, algumas garotas exageram!
    Adorei! Quero escrever que nem você ♥
    Beijinhos
    www.meninacaprichosa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em todos os movimentos existe isso, mas a maioria é de boa.
      Obrigada viu? <33

      Excluir
  4. Eu fico feliz em ver tantos blogs falando sobre feminismo. Temos que fixar nossos poderes para essa sociedade maluca!
    | A Bela, não a Fera || Turma da Mônica e o Escotismo|| FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  5. Muitas pessoas tem uma ideia errada sobre o feminismo, gerando muito preconceito e a falta de entendimento. É bom esclarecer bem as coisas para que nao haja dúvidas.
    Adorei o seu texto, flor ^^

    Beijokas da Mylloka
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Joice!
    Esse assunto sempre dá "pano pra manga", né? Isso que você falou da objetificação da mulher no cinema me lembra mais uma coisa: por que as atrizes geralmente são aquelas de corpo perfeito e, se tratando de super heroínas, com peitos impraticáveis?
    É tão ridículo.
    Ontem mesmo vi uma postagem no Facebook "se o machismo é ruim, por que o feminismo seria bom?"
    GENTE
    G E N T E
    Essa gente é burra ou só se faz? Como se os termos fossem antônimos ¬¬ o pior foi ver mulher concordando e dando biscoitinho pra macho :( isso é tão triste!
    Mas só em ver o quanto a mulher está conseguindo seu espaço cada vez mais já é ótimo.
    Ah, vi isso do bela, recatada e do lar e não sabia do que se tratava euhuiehuiehuieh VEJA sendo VEJA. Nada de novo ¬¬

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uns posts no facebook que dá vontade de estrangular um. haha
      Obrigada pelo carinho <3

      Excluir

• Fique a vontade pra comentar, respondemos e retribuimos assim que pudermos
• Os comentários são moderados para que possamos dar maior atenção a cada um deles

Like us on Facebook